skip to Main Content
11 2379-5775 | 11 93925-8778 (WhatsApp) atendimento@maranatacoberturas.com.br

Tipos de Esquadrias

Os variados tipos de esquadrias disponíveis no mercado interagem de diferentes maneiras com os ambientes. Falando de maneira resumida, a esquadria pode ser considerada o componente arquitetônico que oferece funções essenciais para garantir a segurança, estética e conforto de um ambiente. Dessa forma é importante conhecer os modelos de esquadrias existentes e como elas podem contribuir para um projeto arquitetônico.

Lembramos que, devido ao tamanho da importância das esquadrias na arquitetura, é de extrema necessidade que esses elementos sejam especificados de maneira correta por profissionais que conheçam os diversos tipos de esquadrias disponíveis no mercado, pois isso evita prejuízos com retrabalhos devido à ineficiência da estrutura e atrasos na entrega da obra – sem contar que pode diminuir a segurança da porta, janela, portão, etc.

Também é válido destacar que as esquadrias representam uma fatia grande no custo total ao fim da construção. Apenas para se ter uma ideia, o valor total investido nas esquadrias de um projeto residencial varia de 05% a 15% – investimento elevado que pode ser ainda maior caso a esquadria seja especificada de maneira errada ou instalada sem precisão. Portanto fique atento e acompanhe esse artigo para conhecer os principais tipos de esquadrias oferecidas no mercado.

Modelos de esquadrias

É importante esclarecer que os modelos de esquadrias costumam ser referidas de diferentes formas, ora fazendo alusão ao seu material de fabricação, ora se referindo ao método de abertura. Em alguns momentos a esquadria é referida conforme sua função, ou seja, a própria finalidade (como porta, janela, portão, etc).

Portanto, para falar sobre os principais tipos de esquadrias, vamos dividir nossa lista em três grupos, ou seja, tipo de esquadria conforme o método de abertura, tipo de esquadria conforme o material de fabricação e modelo de esquadria conforme seu caráter funcional. Desde já lembramos que é possível combinar as categorias para usufruir do máximo de benefícios que as esquadrias podem oferecer aos usuários da edificação.

1 – Tipos de esquadrias conforme o método de abertura

Os modos de abertura das esquadrias podem definir o fluxo de entrada de luz natural e ventilação no ambiente. Da mesma forma, escolher o modo de abertura com inteligência consegue garantir a privacidade para as pessoas e/ou dos ambientes, aprimorar a estética do local ou contribuir para o melhor aproveitamento do espaço útil de um local, por exemplo. Veja alguns modelos de destaque:

– Esquadria de abrir: A esquadria de abrir, também chamada de esquadria de girar, é o modelo mais popular disponível no mercado. Nesse tipo de esquadria a folha é movimentada através de dobradiças que giram para proporcionar abertura do vão.

– Esquadria de correr:  Assim como a esquadria de abrir, as esquadrias de correr são muito populares em projetos arquitetônicos. Nesse modelo as folhas da estrutura se movimentam lateralmente apoiadas em trilhos. São indicadas para ambientes pequenos, pois seu método de abertura anula a necessidade de espaço para o ângulo de abertura da folha.

– Esquadria basculante: Ainda falando sobre os principais tipos de esquadrias, os modelos basculantes são constantemente requisitados para dar vida as janelas e alguns tipos portas. As esquadrias basculantes se caracterizam por oferecer abertura parcial da aplicação – alcançada graças à pivôs laterais.

– Maxim-ar: Conforme o nome indica, esse modelo de esquadria é indicado para quem deseja grande entrada de ventilação natural nos ambientes. A abertura da esquadria maxim-ar permite regulagem e a folha se abre para dentro ou para fora da edificação.

Além disso, existem outros tipos de esquadrias disponíveis na indústria, como a esquadria fixa, esquadria sanfonada, esquadria guilhotina e outros modelos que podem contribuir de maneira específica para a entrada de luz natural e ventilação nos ambientes.

Esquadria ferro

2 – Tipos de esquadrias conforme o material de fabricação

As esquadrias de alumínio são, de longe, as mais populares no mercado, seguida por modelos como a:

– Esquadria de PVC;

– Esquadria de madeira;

– Esquadrias metálicas (ferro, aço);

– Esquadria de vidro;

As esquadrias de alumínio são populares por oferecer grande custo x benefício, porém, esquadrias de PVC podem ser a melhor alternativa para projetos acústicos. Além disso, se o intuito for criar destaques visuais, talvez a melhor opção seja a esquadria de madeira ou até de vidro. Com tantas variações, é importante contar com consultoria especializada na hora de determinar o material de fabricação da esquadria.

3 – Tipos de esquadrias conforme seu caráter funcional

As esquadrias são estruturas físicas criadas para possibilitar o fechamento de vãos e facilitar a circulação de pessoas, ou seja, a partir das esquadrias é que damos vidas as estruturas indispensáveis em uma edificação, como:

– Portas;

– Janelas;

– Portões;

– Grades;

– Alçapões;

Por isso, quando falamos sobre os tipos de esquadrias conforme sua função, significa que aquela determinada estrutura está classificada conforme seu caráter funcional. Interessante, não? Esperamos que tenham compreendido um pouco mais sobre os modelos e métodos de classificação das esquadrias mais populares disponíveis no mercado.

Fonte: https://archglassbrasil.com.br/artigos/tipos-de-esquadrias/

Back To Top