Quais as vantagens da pele de vidro?
As vantagens que uma pele de vidro oferece para as edificações variam entre quesitos estéticos, questões funcionais e valorização predial. Dentre os principais benefícios podemos destacar fatores relacionados ao conforto e privacidade dos usuários, economia de energia e identificação visual, características que são capazes de trazer imponência a um prédio e torna-lo em referência geográfica, popularizar uma empresa/marca e promover a sustentabilidade da edificação.
Ainda falando sobre quais as vantagens da pele de vidro, as possibilidades de instalação – considerada mais simples, de montagem rápida e com pouco desperdício de matéria prima – é outro benefício dessa estrutura. Além disso, a ampla oferta de vidros para fachada disponível no mercado promove a instalação de pele de vidro, que vem se tornando tendência em todo o território nacional, principalmente por aqueles que desejam valorizar seu empreendimento.
Porém, é importante destacar que, considerando a importância desse tipo de aplicação, é de extrema necessidade que a pele de vidro seja projetada por equipes verdadeiramente responsáveis, com o uso dos vidros e outros insumos conforme indicado pelas normas da ABNT, consultoria com arquitetos e outros profissionais do ramo. Além disso, quando feita por profissionais experientes a fachada em pele de vidro garante a estanqueidade esperada e estética única do produto.
Pele de vidro vantagens e desvantagens
Dando continuidade ao nosso artigo sobre quais as vantagens da pele de vidro, quando bem projetada e com o uso das tecnologias corretas esse tipo de fachada oferece diversos benefícios às edificações residenciais e comerciais. Dentre as principais vantagens de utilizar pele de vidro citamos fatores como:
– Segurança dos usuários
– Identificação visual
– Vidros autolimpantes
– Durabilidade
– Alívio da temperatura (conforto térmico)
– Valorização predial
Vamos entender mais sobre quais as vantagens da pele de vidro e como alcançar cada benefício acima citado no decorrer desse texto. Veja mais abaixo.
Segurança e proteção
Quando a instalação da pele de vidro é realizada em total harmonia com as normas da ABNT, a estrutura oferece segurança e proteção elevada para todos à volta – no interior e exterior da edificação. Mas qual vidro usado em pele de vidro? As diretrizes da ABNT indicam que os vidros para fachada devem ser de segurança, como o temperado e o laminado – reconhecidos por oferecer proteção até mesmo em casos de estilhaçamento da placa.
Entretanto, é preciso esclarecer que até mesmo para os vidros de segurança existem condições para instalação na pele de vidro, como no caso dos vidros temperados. Por esse motivo é muito importante recorrer à profissionais experientes que, além de saber quais as vantagens da pele de vidro, saibam também quais os vidros indicados para compor a aplicação e garantir a segurança e proteção de todos.
Identificação visual
A estética de uma fachada pele de vidro é singular. Isso faz com que uma edificação com esse modelo de fachada se destaque dentre os outros imóveis ao redor. Dessa forma, as fachadas pele de vidro conseguem tornar um prédio conhecido pela sua aparência e, em alguns casos, essa identificação visual é capaz de fortalecer uma marca ou serviço, pois o prédio passa a ser considerado uma referência geográfica.
Vidros autolimpantes
Os vidros auto limpantes são excelentes alternativas para compor a fachada pele de vidro. Para compreender melhor quais as vantagens da pele de vidro autolimpante, essa categoria de vidros se destaca por se limpar apenas com a incidência dos raios solares e jatos de água (como uma chuva) em sua superfície. Dessa forma facilita a manutenção de estruturas envidraçadas de difícil acesso humano, como no caso das fachadas.
Durabilidade
Há muito tempo o vidro deixou a alcunha de material frágil, sendo inclusive uma alternativa de matéria prima para a fabricação de elementos estruturais arquitetônicos. Além disso, o vidro é considerado um material de baixa deterioração, pois o seu desgaste beira a zero. Isso indica que, com o uso do vidro correto e tecnologias adequadas a fachada pele de vidro será muito resiste e duradoura. Continue a leitura e veja mais sobre quais as vantagens da pele de vidro.
Alívio da temperatura (conforto térmico)
Engana-se quem pensa que uma fachada de vidro trará aquecimento descontrolado ao local. A indústria do vidro oferece vidros com características especiais, capazes de bloquear a entrada de calor sem interferir no trânsito de luz natural em um ambiente. Isso permite a criação de espaços totalmente confortáveis, diminuindo inclusive o uso de ventiladores e ar condicionado.
Valorização predial
Ainda comentando sobre quais as vantagens da pele de vidro, todos esses benefícios acima citados promovem a valorização de um empreendimento, não por acaso esse tipo de fachada está em alta no ramo da arquitetura e construção civil.
Desvantagens da pele de vidro
As possíveis desvantagens da pele de vidro – como aquecimento do local, vazamentos e falta de privacidade – podem estar relacionados a má especificação dos elementos (como vidros incorretos) e/ou instalação inadequada – que pode interferir na estanqueidade e estética da estrutura. Dessa forma, para evitar qualquer problema, recorra a equipes especializadas em instalação de pele de vidro.
Fonte: https://archglassbrasil.com.br/artigos/quais-as-vantagens-da-pele-de-vidro/